Resenha #1: Os livros da magia - Neil Gaiman e mais uns

09:57

    Hoje Harry Potter é uma saga consagrada, com uma sólida base de fãs, mas em 1997 quando aconteceu a primeira publicação de A pedra filosofal as coisas não eram assim. Muita gente acusou a J.K. Rowling de ter plagiado Os livros da magia, uma série de quatro histórias em quadrinhos escritas por Neil Gaiman e cada uma desenhada por uma pessoa diferente: John Bolton, Scott Hampton, Chales Vess e Paul Johnson. Entendo caso não conheça qualquer um dos desenhista, mas você provavelmente já viu algo que foi criado ou influenciado pelo Neil Gaiman. Além de sua obra prima, Sandman, ele também é responsável por Coraline, Stardust e dois episódios de Doctor Who.



    A história acompanha Timothy "Tim" Hunter, um garoto normal que um dia é abordado por quatro caras que lhe perguntam se ele acredita em magia. Essas quatro pessoas são chamados de A Brigada dos Encapotados, John Constantine, Mister Io, Dr. Oculto e o Vingador Fantasma, os quatro maiores magos dos quadrinhos da DC - aquela editora que pública Batman, sabe? Outros personagens da DC também aparecem, como Zatanna e Sandman.



    A brigada tem como função introduzir Tim ao básico da magia. Pois ele é um tipo de força da natureza, que deve escolher entre magia e ciência, bem ou mal, sua decisão afetará o futuro do universo. No entanto enquanto a brigada quer ensinar Tim, outras pessoas querem matá-lo, acham que isso é uma solução para o caso de ele escolher o mal, o próprio Constantine sugere isso na primeira página do volume I. Em cada volume um dos magos leva Tim a um mundo, universo ou tempo diferente, enquanto tentam lhe mostrar o que é magia.

    Não entendeu o motivo das acusações de plágio?Tudo se deve ao fato da aparência de Tim: inglês, magro, mirrado e olha, ele tem uma coruja. Mas o próprio Neil Gaiman discorda disso, na verdade ele defende Rowling dizendo "o arquétipo de jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura." Sei, deve ser sim. O que acha? Nos diga em um comentário. Valeu, e até a próxima.

   
P.S.: Se ficou interessado em comprar o livro devo dizer que ele está sempre entre 15 e 25 reais no site da saraiva, um preço muito bom para uma edição de luxo, com capa dura, que reúne quatro HQs em um único volume.

You Might Also Like

0 comentários